Bombeiros resgatam moradores usando barcos; em todo o Estado, chuvas já deixaram 2.113 desabrigados e 70 feridos
Osvaldo Filho
O rio Aiuruoca, em Alagoa, Sul de Minas, transbordou, alagando várias regiões da cidade
Em todo o Estado de Minas Gerais, o número de feridos por causa das chuvas passou de 39 para 70 em uma semana (do dia 5 até esta quarta), um aumento de 79,4%. Balanço da Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec) revela que o número de pessoas desabrigadas aumentou 27,2%, passando de1.661 para 2.113 . Neste mesmo período, a quantidade de desalojados cresceu 20,3%, chegando até quarta à tarde a 14.386. São considerados desalojados as pessoas que são obrigadas a deixar suas casas por algumas horas.
Segundo a Cedec, no Estado são 66 cidades em situação de emergência, um aumento de 20% em relação à semana passada. As casas destruídas já chegam a 196, um aumento de 24,8%, e de pontes 71, 26,7% a mais em relação à semana passada.
Ainda em Minas, oito rodovias estaduais estão interditadas por causa das chuvas. A maioria das estradas com o tráfego fechado fica no Sul de Minas e na Zona da Mata, regiões mais atingidas pelas enchentes e quedas de barreiras. A MG-252, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste do Estado, teve que ser fechada por causa da enchente que deixou trincas na ponte que faz ligação com a BR-494.
A opção de desvio é pela MG-320, seguindo pela BR-262.
A chuva começa a diminuir em todo o Estado a partir de hoje. Para esta quinta-feira (13) e no final de semana há previsão de pancadas moderadas em todas as regiões de Minas Gerais, inclusive Belo Horizonte.
Ainda em Itamonte,no Sul de Minas, os bairros Morada do Bosque, Vila Nova e Campos Elíseos, encobertos pela água durante todo dia de quarta, foram os mais atingidos. Alguns moradores se refugiaram na rodoviária da cidade. A estimativa da Defesa Civil local é que oito mil pessoas, entre moradores da cidade e zona rural, tenham sido afetadas pelas enchentes de alguma forma.
A situação também era de desespero, na manhã de quarta, na cidade de Alagoa. O Rio Aiuruoca, que passa pelo município, transbordou e inundou bairros inteiros. Informações da prefeitura do município era de que mais de 300 pessoas ficaram desalojadas e 50 casas foram inundadas. Quatro casas do Bairro Quilombo foram levadas pela correnteza. (Colaborou Celso Martins).
Nenhum comentário:
Postar um comentário