segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Desalojados no Sul de Minas já somam 110 pessoas.

Em todo o estado 13 mil pessoas tiveram que sair de suas casas.
Pelo menos 110 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas desde domingo (2) com as chuvas que caem na Região. Até agora uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas depois que uma casa desabou na quarta-feira (5) em Santa Rita do Sapucaí. Dos desalojados, 76 estão em Pouso Alegre, 19 em Espírito Santo do Dourado e 15 pessoas em Machado. Em todo o Estado, a temporada de chuva já provocou 16 mortes, muitos estragos e desabrigou milhares de pessoas. 55 municípios mineiros decretaram situação de emergência. No Sul de Minas, nenhum município decretou estado de emergência ainda, mas a chuva também causa problemas.
Confira abaixo a situação de alguns municípios.
Pouso Alegre
Em Pouso Alegre a situação piorou nas últimas horas. Quatro bairros foram inundados e cerca de 30 famílias, com 76 pessoas, estão desalojadas. 66 pessoas foram abrigadas na escola municipal Clarice Toledo. Sete pessoas ficaram ilhadas nos bairros Faisqueira e São Geraldo e tiveram que ser resgatas. Elas foram levadas para a casa de parentes.
A chuva deu uma trégua durante a manhã, mas o volume de água de outros rios e córregos da região, como o Mandu e Sapucaí, ainda é muito alto. Na zona rural várias áreas de pastagens estão submersas. A correnteza levou uma ponte que dá acesso ao distrito de Itaim.
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, a forte chuva que caiu na noite de quarta-feira (5) deixou estragos. O Corpo de Bombeiros registrou alagamentos em seis bairros da cidade. 32 ocorrências foram registradas. Quatro muros caíram em três bairros. Várias casas foram inundadas. O bairro Jardim Keneddy foi o mais atingido. O Ribeirão do Cipó
transbordou e a água invadiu residências. Um poste caiu.
Moradores colocaram móveis para cima e até os animais de estimação ficaram em lugares mais altos. A chuva durou cerca de uma hora e meia. A Defesa Civil e funcionários da prefeitura estão visitando os locais atingidos.
Itanhandu
Em Itanhandu, segundo Luis Eugênio, coordenador da Defesa Civil do município, por conta das chuvas da madrugada de quarta-feira (5), quatro bairros foram alagados. No total, 60 casas foram atingidas, sendo que dessas, em 30 entraram água. Nenhuma família ficou desalojada. Segundo a Defesa Civil, não houve danos materiais. Não chove na cidade nesta quinta-feira (5) e o Rio Passa Quatro já está no nível normal. Já o volume de água do Rio Verde está com um metro acima do nível normal, mas não há riscos.
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, após a água ter baixado, funcionários da Secretaria de Saúde foram até os bairros e prestaram assistência de desinfecção e levaram informações às famílias sobre as doenças causadas pelas enchentes. A Secretaria de Assistência Social também percorre os locais atingidos para verificar se há alguma necessidade. O nível dos rios continua sendo monitorado.
Outros municípios
Em Piranguinho, segundo a Defesa Civil, por volta das 17h de quarta-feira (5) a chuva fez com que o Rio Sapucaí subisse cerca de 2,5 metros. A água invadiu as ruas do bairro Jardim Beira Rio, mas não chegou a atingir nenhuma casa. Parou de chover nesta quinta-feira (6) e por volta de 09h, o nível do rio já havia baixado 20 centímetros.
Em Três Corações, o nível das águas do Rio Verde e do Rio Peixe chegou a subir cerca de 70 centímetros, mas não há riscos. A Defesa Civil mantém o monitoramento dos rios
Em Caxambu, seis muros caíram na cidade na manhã de quarta-feira (5). Segundo a Defesa Civil, os muros eram antigos e já estavam trincados. Além disso eles não eram feitos de materiais resistentes. O nível da água do Córrego João Pedro e Córrego Beira Dengo já estão normais.
Em Ribeirão Vermeho a situação é estável. Segundo a Defesa Civil, o nível das águas do Rio Grande aumentou cerca de dois metros. Ninguém ficou desalojado.
Em Passa Quatro, algumas ruas ficaram alagadas no bairro São Geraldo e no Pinheirinhos. Em duas casas, a água chegou na varanda, mas saiu. O volume da água do Rio Passa Quatro já diminuiu dois metros.
Em Santa Rita do Sapucaí, segundo a Defesa Civil, houve um aumento no nível do Rio Sapucaí de cerca de 25 centímetros. Não há riscos de inundações

Nenhum comentário: