Em todo o estado 13 mil pessoas tiveram que sair de suas casas. |
Confira abaixo a situação de alguns municípios.
Pouso Alegre
Em Pouso Alegre a situação piorou nas últimas horas. Quatro bairros foram inundados e cerca de 30 famílias, com 76 pessoas, estão desalojadas. 66 pessoas foram abrigadas na escola municipal Clarice Toledo. Sete pessoas ficaram ilhadas nos bairros Faisqueira e São Geraldo e tiveram que ser resgatas. Elas foram levadas para a casa de parentes.
A chuva deu uma trégua durante a manhã, mas o volume de água de outros rios e córregos da região, como o Mandu e Sapucaí, ainda é muito alto. Na zona rural várias áreas de pastagens estão submersas. A correnteza levou uma ponte que dá acesso ao distrito de Itaim.
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, a forte chuva que caiu na noite de quarta-feira (5) deixou estragos. O Corpo de Bombeiros registrou alagamentos em seis bairros da cidade. 32 ocorrências foram registradas. Quatro muros caíram em três bairros. Várias casas foram inundadas. O bairro Jardim Keneddy foi o mais atingido. O Ribeirão do Cipó
transbordou e a água invadiu residências. Um poste caiu.
Moradores colocaram móveis para cima e até os animais de estimação ficaram em lugares mais altos. A chuva durou cerca de uma hora e meia. A Defesa Civil e funcionários da prefeitura estão visitando os locais atingidos.
Itanhandu
Em Itanhandu, segundo Luis Eugênio, coordenador da Defesa Civil do município, por conta das chuvas da madrugada de quarta-feira (5), quatro bairros foram alagados. No total, 60 casas foram atingidas, sendo que dessas, em 30 entraram água. Nenhuma família ficou desalojada. Segundo a Defesa Civil, não houve danos materiais. Não chove na cidade nesta quinta-feira (5) e o Rio Passa Quatro já está no nível normal. Já o volume de água do Rio Verde está com um metro acima do nível normal, mas não há riscos.
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, após a água ter baixado, funcionários da Secretaria de Saúde foram até os bairros e prestaram assistência de desinfecção e levaram informações às famílias sobre as doenças causadas pelas enchentes. A Secretaria de Assistência Social também percorre os locais atingidos para verificar se há alguma necessidade. O nível dos rios continua sendo monitorado.
Outros municípios
Em Piranguinho, segundo a Defesa Civil, por volta das 17h de quarta-feira (5) a chuva fez com que o Rio Sapucaí subisse cerca de 2,5 metros. A água invadiu as ruas do bairro Jardim Beira Rio, mas não chegou a atingir nenhuma casa. Parou de chover nesta quinta-feira (6) e por volta de 09h, o nível do rio já havia baixado 20 centímetros.
Em Três Corações, o nível das águas do Rio Verde e do Rio Peixe chegou a subir cerca de 70 centímetros, mas não há riscos. A Defesa Civil mantém o monitoramento dos rios
Em Caxambu, seis muros caíram na cidade na manhã de quarta-feira (5). Segundo a Defesa Civil, os muros eram antigos e já estavam trincados. Além disso eles não eram feitos de materiais resistentes. O nível da água do Córrego João Pedro e Córrego Beira Dengo já estão normais.
Em Ribeirão Vermeho a situação é estável. Segundo a Defesa Civil, o nível das águas do Rio Grande aumentou cerca de dois metros. Ninguém ficou desalojado.
Em Passa Quatro, algumas ruas ficaram alagadas no bairro São Geraldo e no Pinheirinhos. Em duas casas, a água chegou na varanda, mas saiu. O volume da água do Rio Passa Quatro já diminuiu dois metros.
Em Santa Rita do Sapucaí, segundo a Defesa Civil, houve um aumento no nível do Rio Sapucaí de cerca de 25 centímetros. Não há riscos de inundações
Nenhum comentário:
Postar um comentário